This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Qual a diferença entre semijoia e bijouteria?
Quando o assunto é a diferença entre joias e semijoias, essas diferenças são mais evidentes, é claro. Entretanto você consegue imaginar qual a diferença entre semijoia e bijouteria? Saber essa diferença te beneficiará na hora de comprar as melhores peças para cada ocasião.
As joias são estruturalmente compostas por metais preciosos, como ouro e prata. Já as semijoias são estruturalmente compostas por metais menos preciosos, porém são banhadas a metais preciosos. Esse acabamento torna a peça mais sofisticada e valiosa, aproximando-se da sofisticação visual de uma joia. Geralmente, as semijoias são banhadas à ouro, prata, ródio, cobre e paládio. Esses metais também são os mais adequados para o contato com a pele, com menor risco de causar alergias.
E a bijouteria? Essa categoria de acessórios é a mais barata de todas por não receber banho de metais preciosos. Pode acontecer de alguns fabricantes banharem as bijouterias em finas camadas de ouro, por exemplo, porém essa quantidade não é suficiente para encarecer e embelezar a peça. Esse processo é conhecido como ‘banho flash’. O que dá a aparência de dourado ou prateado nas peças são tintas aplicadas nessas cores..
O que vale mais a pena: joia ou semijoia?
Levando em conta que o valor de uma joia é muito alto, a escolha de uma semijoia pode ser mais vantajosa. O uso de joias geralmente está associado a datas comemorativas e grandes eventos. Para o uso diário a joia pode não ser a melhor opção, pois se você for roubada ou perder um brinco ou um anel, por exemplo, o prejuízo será enorme. Já com as semijoias você poderá carregar com você peças que te trarão mais segurança e que possuem o mesmo estilo de uma joia.
Gostou das nossas dicas? Saiba mais sobre o universo das semijoias acessando o nosso blog e seguindo a NUBRA nas redes sociais Facebook e Instagram.