fbpx

A tendência para o Inverno 2022 tem como um de seus principais temas a natureza e tudo que está contido nela. O que veremos na moda são coleções que buscam uma reconexão com a “mãe-terra” valorizando a cultura artesanal herdada pelos nossos ancestrais.

 

No mundo das semijoias, essa tendência também está presente. Através de um design orgânico, em que é valorizada a fluidez dos movimentos naturais e uma estética romântica, na qual é comum a exaltação da natureza e a evasão para mundos exóticos onde se é livre para fantasiar e imaginar, os acessórios são produzidos a partir de processos sustentáveis, sem deixar de lado o conforto e a atemporalidade.

 

Formas

Será comum encontrar nas semijoias inspirações do estilo folk, com as formas da natureza evidenciando seus múltiplos elementos: flores estilizadas, bambus, pássaros, borboletas e insetos, paisagens, jardins selvagens, florestas, botânica, holografia, camuflagens e efeitos tie-dye.

Exemplo de brinco em formato de borboleta da @adharasemijoias.
Exemplo de brinco em formato de borboleta da @adharasemijoias.

Materiais

Os principais materiais utilizados nessa tendência também são os procedentes do meio ambiente. Alguns exemplos são: tecidos, couro, madeira, vime, palha, pérolas, vidros, conchas, miçangas e pedras naturais, como madrepérolas, cristais, quartzo e a ágata.

Conjunto feito com miçangas e quartzo rosa. Produtos da @maxi_freicaneca
Conjunto feito com miçangas e quartzo rosa. Produtos da @maxi_freicaneca

O objetivo da utilização desse tipo de matéria-prima natural é desenvolver semijoias de forma sustentável, muitas das vezes reciclando esses insumos.

 

Cores

Sem fugir do conceito, as cores de destaque representam alguns dos principais elementos que encontramos ao ar livre. Acessórios com as cores cereja, rubi, tomate, laranja óxido, rosa blush, carvão, nozes, sépia milk, mel de laranjeira, grama, abacate e oceano estarão em alta. 

Cores da estação Inverno 2022. Pingentes da @possebonjoiasoficial.
Cores da estação Inverno 2022. Pingentes da @possebonjoiasoficial.

Dentre essas cores, as terrosas e as verdes se harmonizam com o tema e para ganhar um aspecto de tranquilidade e aconchego, são combinados ao tom de carvão e mel de laranjeira, trazendo o clima nostálgico que essa tendência busca representar.

 

Técnicas

As principais técnicas utilizadas integram a tradição milenar com muita tecnologia e ciência, permitindo assim representar perfeitamente as técnicas artesanais de criação, como o crochê, o tricô, o patchwork e o tear.

Pulseiras simulando técnicas artesanais de produção. Produtos da @adharasemijoias
Pulseiras simulando técnicas artesanais de produção. Produtos da @adharasemijoias

Efeitos de bordados, pinturas, franjas e metais texturizados também estarão presentes nas peças e será comum encontrar a combinação de todos os itens já citados em uma mesma peça. Para a finalização do processo de fabricação das semijoias, técnicas de banhagem à ouro, prata e envelhecidos serão muito utilizadas.

 

Agora que você já sabe quais serão as tendências da próxima estação, continue acessando nosso blog para ficar totalmente por dentro do que acontece no mundo das joias e semijoias. Você também pode nos seguir nas redes sociais para conferir mais estilos, inspirações e dicas. Estamos no Instagram e Facebook.