fbpx

Qual a diferença entre semijoia e bijouteria?

Quando o assunto é a diferença entre joias e semijoias, essas diferenças são mais evidentes, é claro. Entretanto você consegue imaginar qual a diferença entre semijoia e bijouteria? Saber essa diferença te beneficiará na hora de comprar as melhores peças para cada ocasião.

As joias são estruturalmente compostas por metais preciosos, como ouro e prata. Já as semijoias são estruturalmente compostas por metais menos preciosos, porém são banhadas a metais preciosos. Esse acabamento torna a peça mais sofisticada e valiosa, aproximando-se da sofisticação visual de uma joia. Geralmente, as semijoias são banhadas à ouro, prata, ródio, cobre e paládio. Esses metais também são os mais adequados para o contato com a pele, com menor risco de causar alergias.

E a bijouteria? Essa categoria de acessórios é a mais barata de todas por não receber banho de metais preciosos. Pode acontecer de alguns fabricantes banharem as bijouterias em finas camadas de ouro, por exemplo, porém essa quantidade não é suficiente para encarecer e embelezar a peça. Esse processo é conhecido como ‘banho flash’. O que dá a aparência de dourado ou prateado nas peças são tintas aplicadas nessas cores..

O que vale mais a pena: joia ou semijoia?

Levando em conta que o valor de uma joia é muito alto, a escolha de uma semijoia pode ser mais vantajosa. O uso de joias geralmente está associado a datas comemorativas e grandes eventos. Para o uso diário a joia pode não ser a melhor opção, pois se você for roubada ou perder um brinco ou um anel, por exemplo, o prejuízo será enorme. Já com as semijoias você poderá carregar com você peças que te trarão mais segurança e que possuem o mesmo estilo de uma joia.

 

Gostou das nossas dicas? Saiba mais sobre o universo das semijoias acessando o nosso blog e seguindo a NUBRA nas redes sociais Facebook e Instagram.